domingo, 8 de julho de 2012

Quando lobos protegem ovelhas

A justificativa é verdadeiramente surreal. A Bolívia (tão perigosa Bolívia) estaria realizando uma corrida armamentista, e portanto é preciso proteger esta parte pouco povoada do território paraguaio. A parte verdadeiramente tragicômica disso é que para defender o seu país do ataque boliviano este deputado da direita-que-faz-impeachment-em-24-horas-sem-direito-à-defesa sugere a construção não de uma base militar paraguaia mas sim de uma grande base militar dos EUA, simplesmente o pais lider mundial em corrida armamentista e lider mundial em invasões militares. Estão realmente chamando o lobo para proteger a ovelha, e bem aqui, do lado do nosso território brasileiro.

Coisas de américa latina.



Não sabemos até que ponto este deputado realmente está dizendo a verdade, é claro, ou se há mesmo planos para a construção da base, já que, no passado, a tentativa de se montar bases dos EUA na Colômbia gerou  enormes problemas diplomáticos para esse país, mas pus aqui a reportagem para que já fiquemos atentos à possiveis manobras nesse sentido (fontes afirmam que há esse interesse desde 2004), e porque, realmente, a justificativa dada é de chorar de rir... ou só de chorar.

Paz
Alexei

 

Deputado paraguaio negocia instalação de base militar norte-americana

López Chavez afirmou que representantes do Pentágono visitaram o Paraguai dias após a destituição de Fernando Lugo

Por: do Opera Mundi
Publicado em 07/07/2012, 07:26

São Paulo – O presidente da comissão da Defesa Nacional, Segurança e Ordem Interna da Câmara de Deputados do Paraguai, José López Chavez, anunciou nesta sexta-feira (06/07) que negocia a possibilidade de instalar uma base militar norte-americana em território paraguaio. Ele afirma que manteve conversas com generais dos Estados Unidos sobre o assunto.
Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o deputado afirmou que representantes do Pentágono visitaram o Paraguai dias após a destituição de Fernando Lugo da Presidência do país. López Chávez é aliado do general Lino Oviedo, líder da Unace (União Nacional de Cidadãos Éticos), partido de centro-direita que não faz parte da bancada governista. Os militares norte-americanos teriam ido a Assunção para conversas sobre programas de cooperação.
De acordo com o presidente da comissão paraguaia, a ideia é instalar a base no vilarejo de Mariscal Estigarribia, perto da fronteira com a Bolívia. López Chávez justificou o pedido alegando que a Bolívia está realizando uma corrida armamentista e que o Paraguai precisa proteger essa área pouco povoada do país.
Em 2005, houve um intenso debate em Assunção sobre a conveniência de permitir uma base no local. Na época, o presidente era Nicanor Duarte Frutos, do Partido Colorado. Na ocasião, uma resolução autorizou a presença e livre trânsito de 500 marines norte-americanos. Entretanto, no governo Lugo, a proposta de criação da base foi arquivada

Nenhum comentário:

Postar um comentário