sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

CAIU




O ditador do Egito caiu.

Um a menos.

Tive a alegria de assistir ao vivo, via al-jazeera, as primeiras reações do povo, apenas alguns minutos depois da notícia emergir.
O que dizer?
Inesquecível.
Júbilo. Alívio. Euforia. Um sentimento de força e capacidade coletiva derramou-se sobre todos, inclusive muitos de nós brasileiros, sem dúvida.

Ao povo que foi às ruas e fez valer sua voz:
Estou feliz por vocês egípcios, e por todos os que vivem imersos em governos insuficientemente democráticos (ou seja, todos nós terráqueos).
Que festejem. Que se alegrem, e que jamais se esqueçam do sabor dessa vitória, pois o que queremos é que ninguém nunca mais duvide do poder do povo. Que comemorem em todas as ruas, pois as ruas são, e hão de ser sempre nossas. Que todos os brindes de hoje sejam para o povo do Egito. Que todas as bandeiras balancem.

Sim.
Mas que se mantenham alertas.

O ditador caiu, mas a democracia ainda não chegou. A luta apenas começou-se. Outros ditadores ainda estão sentados em seus tronos, e mesmo no Egito devemos lembrar que
o exército é quem está no poder. Todos nós sabemos bem a relação turbulenta que as forças armadas ja tiveram no passado com a vontade popular. Nada está definido ainda. Os poderosos trabalharão o melhor - e o pior - que puderem para dividir e enganar o povo novamente.

A batalha foi vencida, mas a verdade ainda está obscura, e a revolução só começou hoje.

Este blog permanecerá vigilante.

Paz
Alexei

Nenhum comentário:

Postar um comentário