segunda-feira, 13 de junho de 2011

Derrota a Berlusconi e ao privatismo

Italianos impõem nova derrota a Silvio Berlusconi em referendo
Em referendo de dois dias proposto pela oposição, maioria dos italianos se pronunciou contra o retorno à energia nuclear, contra a imunidade para o premiê italiano, Silvio Berlusconi, e contra uma lei que privatizava os serviços de água.

A participação de pelo menos 50% dos eleitores era condição para que os resultados do referendo de dois dias, realizado no domingo e nesta segunda-feira (13) na Itália, fossem juridicamente vinculativos.

Apurados mais de 80% dos votos, o referendo contou com a participação de cerca de 57% dos 47 milhões de italianos aptos a votar e de outros 3 milhões que vivem no exterior. Esta foi a primeira vez em 16 anos que um referendo popular alcança o quórum necessário na Itália.

Segundo dados preliminares divulgados pelo jornal La Repubblica, mais de 90% dos italianos que votaram no referendo se posicionaram contra os planos de Berlusconi de construir novas centrais nucleares no país, contra a privatização da água e contra a lei do "impedimento legal", que dispensa Berlusconi e membros de seu governo de comparecerem perante a Justiça.

O resultado do referendo pode ameaçar seriamente a frágil coalizão conservadora chefiada por Berlusconi. Píer Luigi Bersani, presidente do Partido Democrático, principal partido de oposição na Itália, disse que "neste ponto, eles deveriam renunciar".

O voto contra a chamada lei do "impedimento legal" também pode ser entendido como um forte sinal de descontentamento dos eleitores diante dos problemas judiciais do primeiro-ministro.

Com agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário