segunda-feira, 4 de julho de 2011

Eleições na Tailândia - Vitória histórica dos camisas vermelhas


Neste último domingo, dia 3, aconteceram as tão esperadas e adiadas eleições tailandesas e, contabilizados os votos, os "camisas vermelhas" saíram vitoriosos.

Na verdade, a notícia não é tão novidade assim, afinal de contas, é a quinta eleição seguida a ser vencida pelos camisas vermelhas na Tailândia. Esta última eleição, porém, tem um significado muito especial, pois, apesar das seguidas maiorias vermelhas, há anos que o país vem sendo governado pelo grupo que perdeu todas essas eleições: os chamados "camisas amarelas", ligados à elite urbana. Após as últimas duas vitórias vermelhas terem sido revertidas à força por golpes militares, - golpes estes devidamente protegidos pelo silêncio aprovador dos governos ocidentais - havia muita expectativa ao redor do retorno dos camisas vermelhas ao poder pela força pacífica e legitimadora do voto. Com a direita local cansada de tentar manter o poder à força, muitos acreditam que esta eleição marcará o início de um processo de reconciliação nacional e, quem sabe, normalização democrática.

Depois de uma longa novela, que incluiu até uma patética tentativa de invasão ao país vizinho, (leia mais aqui) a vitória nas urnas se consolidou de forma acachapante. A coalizão dos camisas vermelhas juntou, ao final da apuração, 299 cadeiras no parlamento. A direita "camisa amarela" conseguiu pouco mais que a metade disso (159), e o exército, que há pouco mais de um ano, assassinou 90 manifestantes nas ruas de Bangcoc, já anunciou que vai respeitar os resultados - como se isso não fosse o mínimo que se espera das forças armadas (pobre do país onde aínda é necessário perguntar ao seu próprio exército se ele respeitará as eleições)


O silêncio da mídia comercial ocidental neste assunto depõe contra ela própria.

Agora nos resta torcer para que, dessa vez, a voz do povo seja respeitada e as armas permaneçam fora do jogo político.

A reportagem abaixo é da BBC

Paz
Alexei


Camisas vermelhas saem vitoriosos na Tailândia

O partido opositor Puea Thai, ligado ao líder deposto Thaksin Shinawatra, foi o vencedor das eleições gerais da Tailândia, de acordo com resultados parciais divulgados neste domingo. O atual primeiro-ministro, Abhisit Vejjajiva, concedeu a vitória à rival Yingluck Shinawatra, irmã de Thaksin.

"Está claro que o Puea Thai venceu a eleição, e o Partido Democrata assume a derrota", afirmou Abhisit em pronunciamento na televisão estatal. "Quero ver unidade e reconciliação. O Partido Democrata está pronto para estar na oposição".

Com a vitória do Puea Thai, Yingluck torna-se a primeira mulher a ocupar o cargo de premiê da Tailândia. Com 92% dos votos apurados, o partido conquistou 260 das 500 cadeiras do Parlamento e o direito de formar governo.

Yingluck foi cuidadosa em seu pronunciamento e disse que vai esperar o resultado final, que deve ser divulgado ainda neste domingo. "Não vou dizer que ganhamos, mas que as pessoas nos deram uma chance e que há muito trabalho pela frente", afirmou.

O ex-líder Thaksin Shinawatra, que vive em autoexílio em Dubai, afirmou que o povo tailandês votou por mudança. "Eles querem ver reconciliação", disse. "Todos os partidos devem respeitar as decisões dos eleitores."

Thaksin foi deposto por um golpe militar em 2006. Questionado se voltaria para a Tailândia agora que sua irmã assumirá o cargo de premiê, ele disse não ter pressa. "Quero que a reconciliação realmente aconteça", afirmou. "Quero ser parte da solução, não do problema."

Os últimos anos têm sido de tensão entre os dois grupos políticos. No ano passado, manifestantes fecharam partes de Bangcoc por dois meses na tentativa de forçar o governo a renunciar. O Exército foi às ruas e confrontos deixaram 91 mortos.

Com BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário